sexta-feira, 5 de julho de 2013


Atenção a todos os Criadores Registados em Clubes e Associações
Pedidos de anilhas para 2014

Para o ano de 2014 vão manter-se as mesmas regras, os mesmos tipos de anilhas, os mesmos pedidos, as mesmas datas para os pedidos e os mesmos preços para as anilhas. Continuamos com os mesmos três tipos de anilhas, ou seja, as anilhas em alumínio normais coloridas, as anilhas em alumínio reforçadas coloridas e as anilhas em aço inox, estas últimas não pintadas. Para o ano de 2014 as anilhas coloridas serão pintadas em verde pastel. Recomenda-se o uso de anilhas em aço inox, especialmente em psitacídeos de médio e grande porte em detrimento das anilhas coloridas quer normais quer reforçadas.
A FOP e o CEM continuarão a ser muito rigorosas nos prazos de requisição, no seu pagamento e na exigência das quotas regularizadas. O CEM continuará a exigir aos seus associados, para que o pedido seja efetuado, o comprovativo do pagamento das suas quotas e das anilhas. Como a Federação o exige, nós também teremos que o exigir aos nossos sócios.
De acordo com as normas da FOP, este ano continua em vigor o Cartão de Criador. O cartão tem como finalidade identificar qualquer pessoa como sendo criador de aves. A aquisição do cartão é facultativa para todos sócios dos clubes, sendo obrigatório para aqueles que requisitarem anilhas ou que pretendam inscrever aves em exposições oficiais. A sua receita é totalmente canalizada para a FOP, não tendo, os clubes, qualquer comissão sobre o mesmo. Este cartão tem validade até 2014, inclusive, tem um custo de 2,5 euros.
Sendo assim, e como é o quarto ano em que o cartão está em vigor, é da responsabilidade dos sócios, indicarem na inscrição das anilhas, se são ou não possuidores do Cartão de Criador. O CEM tem o registo dos sócios que o requisitaram no ano passado, mas só esses, pelo que não irá fiscalizar as declarações dos sócios. Contudo, a FOP tem meios de o fazer e recusará os pedidos dos sócios que não tenham adquirido o Cartão de Criador, pelo que o pagamento do cartão ou as consequências do seu não pagamento, são da inteira responsabilidade do sócio.
Para o ano de 2014, a FOP mantem o preço das anilhas em alumínio normal de 0,35 euros por unidade, de 0,65 euros para as anilhas coloridas em alumínio reforçado e de 0,85 euros para as anilhas em aço inox. As anilhas em alumínio normais terão de ser encomendadas em múltiplos de 10 unidades, havendo um pedido mínimo de 20 unidades, para cada medida. Para as anilhas em alumínio reforçado ou para as anilhas em aço inox, as encomendas deverão feitas em múltiplos de 5 unidades com um mínimo de 10 unidades, para cada diâmetro e tipo de anilhas. Caso o sócio pretenda o envio das anilhas via CTT, deverá pagar 4 euros adicionais, onde se incluiem os valores do custo de um envelope apropriado para o envio das anilhas e o valor do registo dos CTT.

Em 2014 a FOP optou pelo modelo de número de anilha única por criador e por ano. Este modelo implica que não poderá haver repetição, dentro do mesmo ano e por criador, do mesmo número de anilha, independentemente do diâmetro da mesma. Até 2013 a aplicação de registo de anilhas impedia números de anilhas iguais dentro da mesma medida, impedindo-os a partir deste ano em todas as medidas.

O CEM pede aos sócios para preencherem os pedidos de anilhas através do sítio na internet, sempre que possível. Este processo é mais rápido e evita possíveis erros de transcrição dos pedidos chegados em ficheiro via e-mail ou em papel. Por outro lado, o processo automático impedirá, no momento do preenchimento, números errados nas anilhas, segundo as novas normas.

Existem 5 pedidos de anilhas, sendo que no último acresce uma taxa de 5,00 euros por pedido. A FOP informou os clubes que irá ser rigorosa nos prazos para entrega dos pedidos conjuntamente com o seu pagamento e fixou os seguintes prazos limites para os pedidos de anilhas de 2014

1° pedido até 15-07-2013

2° pedido até 07-10-2013

3° pedido até 09-12-2013

4° pedido até 24-02-2014

5° pedido até 30-03-2014